Blog do Vinícius Segalla

Itaquerão, Arena Corinthians ou qual nome?

Vinícius Segalla

Uso do apelido Itaquerão contraria dirigentes e parte dos torcedores do Corinthians. E daí?

* Atualizado às 8h19

Quem tem o costume de ler ou escrever comentários em reportagens sobre futebol já deve ter visto a manifestação contrariada de torcedores do Corinthians com a prática de inúmeros veículos de imprensa de chamar o estádio que o clube está construindo no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, de Itaquerão.

Alguns desses corintianos que escrevem nos comentários defendem que se utilize o nome Arena Corinthians. Isso porque o clube já disse que prefere que assim seja chamado, porque essa coisa de ficar chamando de apelido, vai que pega, e o Corinthians, como se sabe, quer negociar o naming rights da arena, essa prática irresponsável de usar o nome Itaquerão pode atrapalhar o negócio. (Um leitor deste blog recomendou há 15 dias o uso do nome Arena Emirates).

Já alguns desses corintianos que se manifestam nos comentáros afirmam que o nome Itaquerão é imbuído de preconceito e… um certo ódio difuso e agressivo da imprensa, ou parte da imprensa, contra o Corinthians e seus torcedores, e uma constante campanha para diminuir ambos, algo nessa linha.

Este blog, que, por sinal, é escrito por um torcedor do Corinthians de nascença e de vida, utiliza o nome Itaquerão para designar o estádio corintiano. É preciso abordar o assunto.

Sobre o suposto preconceito e/ou carga pejorativa no nome Itaquerão. Poderia-se perguntar se o morador de Itaquera julga preconceituoso ou demeritório o apelido, e encerrar a discussão aí mesmo, mas tudo bem.

Na cidade de São Paulo, via de regra, o estádio recebe como apelido o nome do bairro onde está localizado. É assim com Morumbi, Pacaembu e Canindé. E isso não é comum apenas na capital paulista. Vila Belmiro, São Januário (no caso, é nome de rua), Laranjeiras, Aflitos e Maracanã são alguns outros exemplos.

Por que, então, neste caso, seria preconceituoso chamar de Itaquerão? Porque é um bairro mais pobre que Morumbi ou Pacaembu, e daí é feio chamar assim?

Alguns desses corintianos que se manifestam em reportagens esportivas na internet argumentam que o problema está no ''ão'', o uso do aumentativo após o nome do bairro. Estaria aí a jocosidade maldosa. Estaria aí… Difícil é enxergar aí onde. Engenhão, Mineirão, Castelão, Mangueirão, Barradão e Vivaldão são alguns exemplos de apelidos terminados em ''ão''.

O autor deste blog já teve mais de uma oportunidade de conversar, por exemplo, com corintianos que são membros da Gaviões da Fiel, e a eles e com eles referir-se ao estádio como Itaquerão. Em uma das ocasiões, uma comitiva da torcida organizada prestigiava o lançamento de um livro biográfico sobre Andrés Sanchez, então presidente do Corinthians, em um shopping da zona leste de São Paulo. Foi perguntado a eles se tinham conhecimento de alguma polêmica acerca do apelido Itaquerão. Eram uns dez gaviões conversando com a reportagem do UOL Esporte. Nenhum deles conhecia a suposta polêmica.

Também Rodrigo Parente, o corintiano que foi a pé do Rio de Janeiro à obra do estádio corintiano, em todas as oportunidades em que falou a este blog chamou o Itaquerão de… Itaquerão. Então já chega sobre o suposto preconceito e escárnio no apelido.

Este blog chama de Itaquerão porque é o nome que se usa, nenhum outro motivo. Quer dizer, às vezes chama também porque é mais fácil de fazer caber em um título, ou em uma legenda de foto, ou às vezes também para ser uma das opções de sinônimo em um texto de reportagem. Então, usa-se Itaquerão uma vez, estádio corintiano em outra, arena alvinegra em outra, para não ficar repetindo o mesmo termo, sabe assim? Não há nada por trás disso. Não tem perseguição, não tem preconceito, não tem nada.

Sobre a questão do naming rights. De fato, alguns dirigentes do Corinthians criticam a utilização do apelido por parte dos veículos de comunicação, afirmam que isso pode atrapalhar a negociação do naming rights.

Se isso é verdade ou não, jamais poderá ser o motivo de decisões editoriais dos veículos de comunicação. Pelo menos não deste blog. Isso porque o fazer jornalístico, em todo e qualquer detalhe, por menor que seja, não pode ser pautado pelos interesses de pessoas ou instituições particulares, só pode ser pautado pela missão de informar corretamente.

Certamente também deve contrariar os dirigentes do Corinthians reportagens que apontam questionamentos, por exemplo, à forma como está sendo financiado o estádio do clube. Mas o desejo dos dirigentes não é levado em conta na hora de decidir o que se escreve em uma reportagem. O que é levado em conta é se as informações são relevantes e se são verídicas.

Se, um dia, o Corinthians negociar o naming rights, e o nome que o estádio vier a receber passar a ser utilizado pelas pessoas, este blog adotará o nome, e com bastante satisfação por ganhar mais uma opção de sinônimo para a arena alvinegra, que, por óbvio, sempre é e será tema de interesse jornalístico.

Se isso acontecer, perceba, este blog estará ajudando o clube, fazendo valer o dinheiro do patrocinador que apostou no naming right. Mas estaria fazendo isso sem levar em conta este fato. Estaria fazendo isso porque seria a melhor maneira de informar. Como acontece com Allianz Arena, com Credicard Hall. Só isso.

* Atualização: há os que dizem também que apenas os veículos de comunicação pertencentes ao Grupo Folha, como o UOL, utilizam o apelido Itaquerão. Para estes, seguem os links abaixo, dos seguintes veículos:

O Estado de S.Paulo

O Globo

Correio Braziliense

Veja

Revista Placar