Blog do Vinícius Segalla

PE adia entrega de principais obras urbanas para três meses antes da Copa

Vinícius Segalla

Primeira previsão de entrega de corredor de ônibus era para dezembro de 2012


Os dois corredores exclusivos de ônibus (BRT) que o Governo de Pernambuco planeja construir em seu plano de obras para a Copa do Mundo de 2014 tiveram na última sexta-feira sua data de entrega pela quarta vez postergada e agora têm previsão de estarem prontos em março do ano que vem, a três meses da Mundial de futebol.

Primeiro, veja o Corredor Leste/Oeste, que deveria ligar a avenida Caxangá ao Terminal de Integração Camaragibe, com 12 quilômetros de extensão e 24 estações de embarque e desembarque. Em janeiro de 2010, a previsão era entregar a obra em maio deste ano. Já em Janeiro de 2011, segundo a versão de então da Matriz de Responsabilidade da Copa, o corredor tinha custo previsto de R$ 75 milhões e data de entrega para junho deste ano (quem quiser obter a versão de janeiro de 2011 da Matriz de Responsabilidade pode escrever para aut_vsegalla@uolinc.com e solicitar o documento).

Depois, a entrega foi adiada para fevereiro do ano que vem, data, aliás, que ainda informava, até a publicação deste post, o Portal da Transparência, site do governo federal. Já de acordo com a última previsão do governo estadual, informada pelo secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, na última sexta, a obra agora será entregue somente em março de 2014. Ah, e o custo previsto atualmente é de R$ 88 milhões, R$ 13 milhões a mais do que o previsto originalmente.

Ficou R$ 13 milhões mais caro e é difícil entender o motivo. Isso porque, em virtude de alegadas dificuldades judiciais e subdimensionamento das desapropriações necessárias, a obra foi simplificada em relação ao projeto original.

De 2009 para cá, o governo de Pernambuco alterou o projeto e desistiu de construir cinco estações de embarque em vias elevadas, espécies de viadutos que separariam o corredor exclusivo das avenidas de trânsito da cidade.

Agora, o plano é erguer apenas duas paradas em canteiros centrais, que é o modelo tradicional de BRT, instalado em Curitiba e nas demais cidades da Copa que estão construindo obras como essa. Outras seis estações serão instaladas à direita das pistas de rodagem, e servirão tanto para os ônibus especiais dos corredores exclusivos como para os demais coletivos.

Você entende como isso desconfigura o conceito? Os corredores de BRT (BUs Rapid Transit, ou corredores de tráfego rápido para ônibus) são planejados para que o transporte por suas vias se dê de maneira independente à do resto do trânsito, é quase como uma linha de metrô de superfície, embora sobre rodas.

Agora, segundo o plano atual do governo pernambucano, os veículos vão ter que deixar as suas pistas exclusivas no centro das pistas, cruzar todas as faixas e ir parar nas estações da direita, competindo com os demais coletivos. Sem vias elevadas ou paradas exclusivas, mas R$ 13 milhões mais caro, este é o atual corredor Leste/Oeste.

Situação interessante também vive outro corredor exclusivo para ônibus, o Norte/Sul. Ele terá 15 quilômetros de extensão, ligando o Terminal Integrado de Igarassu ao Terminal de Integração Joana Bezerra, conectando-se ao metrô. Custo previsto: R$ 180 milhões.

Previsão de entrega na Matriz de 2010: outubro de 2012. Previsão de entrega na Matriz de 2011: fevereiro de 2013. Data de entrega atual segundo o Portal da Transparência, do governo federal: agosto de 2013. Data de entrega segundo o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, informou na última sexta: março de 2014. Diante de tal quadro, quem apostaria que esta será a última data com que o Governo do Estado de Pernambuco vai trabalhar?