Maior time argentino, Boca teria a 11ª maior receita no futebol brasileiro
Vinícius Segalla
O clube Atlético Boca Juniors, de Buenos Aires, foi o time argentino com maior receita obtida em 2012, de acordo com um estudo divulgado pelo Banco Itaú BBA. Transformando para reais, a agremiação de Buenos Aires arrecadou R$ 128 milhões no ano passado.
Fosse um time brasileiro, o Boca teria a 11ª maior receita de clubes de futebol do país. Veja a lista das maiores receitas de 2012, baseada em balanços publicados pelas equipes de futebol (valores em R$ milhões):
Ou seja, com exceção de três cubes argentinos (Boca Juniors, River Plate e Racing), os demais clubes da América do Sul apresentaram receitas em 2012 inferiores às de todos os clubes brasileiros que disputam a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.
Antes que rufem os tambores ufanistas, porém, é necessário fazer algumas observações. Veja, por exemplo, que fazendo uma comparação das receitas dos clubes frente ao PIB (Produto Interno Bruto) dos países em que atuam, as coisas se equilibram bastante.
Nesse sentido, ainda que as receitas argentinas sejam menores nominalmente, estão muito próximas das brasileiras, sendo que Boca Juniors e Corinthians têm Receita/PIB muito semelhante (0,008%), assim como River Plate e São Paulo (0,006%). Assim, em termos relativos, estes clubes faturam de forma proporcional dentro de seus países.
Além disso, o público médio nos estádios argentinos é 35% maior do que o do Brasil, conforme estudo do Itaú BBA, coordenado pele gerente geral de crédito, José Mauro Alvarez Martinez. Entretanto, em termos financeiros, o preço médio lá é quase metade do Brasil.
Outro aspecto financeiro que distancia o futebol nos dois países é a renda vinda da TV. No Brasil, os clubes recebem quase quatro vezes mais que os argentinos e quase 20 vezes mais que chilenos e colombianos.
Assim, ao contrário do que ocorre no Brasil, as TVs contribuem com pouco – cerca de US$ 230 milhões anuais (cerca de R$ 506 milhões) – e boa parte disso é pago pelo Governo Federal, que ''estatizou'' a transmissão dos campeonatos de futebol. Os maiores clubes recebem pouco menos de US$ 10 milhões (R$ 22 milhões) por ano.
A publicidade também é pequena, comparada ao Brasil. Os patrocinadores masters pagam perto de US$ 5 milhões anuais (R$ 11 milhões) aos maiores clubes.
Resultado disso é que a maior parte das receitas de clubes argentinos vem da venda de jogadores, visto que a receita com bilheteria também é pequena, de acordo com o estudo do Banco Itaú BBA.