Blog do Vinícius Segalla

Após deteriorar por 3 anos, restos de antigo estádio de Manaus vão a leilão

Vinícius Segalla

As estruturas metálicas e a cobertura que compunham o Estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, que foi demolido para dar lugar à nova Arena Amazônia, em Manaus, deverão ir a leilão nas próximas semanas.

Os restos do estádio, que era público e também tinha o apelido de ''Colosso do Norte'', foram doados para o município de Manacapuru (64 km de Manaus), cidade do atual campeão estadual, Princesa do Solimões, em agosto de 2010. A ideia era que o equipamento fosse utilizado no Estádio Olímpico Municipal Gilberto Mestrinho, que passaria por uma reforma, o que não ocorreu.

Assim, as estruturas metálicas e as telhas da coberutra ficaram ao relento por nada menos que três anos, sob a chuva e sob o ceu amazônico, deixando os equipamentos como se pode ver na imagem abaixo.

Na foto de Erica Melo, do jornal A Crítica, vigas metálicas do antigo Vivaldão enferrujam a céu aberto.

O Gilbertão de Manacapuru, nome dado em homenagem a um político e ex-governador do Estado do Amazonas, Gilberto Mestrinho, tem capacidade para 15.000 pessoas. Em 2010, a prefeitura de então solicitou ao governo estadual a doação da parte do Vivaldão de maior valor comercial, as estruturas metálicas e a cobertura. Outras partes, como cadeiras e gramado, foram para outros estádios.

Em 2011, porém, a verba que a Prefeitura de Manacapuru achou que teria, não veio. Também não veio em 2012. Mas, neste ano, o clube local, o Princesa do Solimões, venceu o Campeonato Amazonense. O time estará na Copa do Brasil do ano que vem.

Então o governador Omar Aziz passou a se interessar pelo estádio. O governador, que deixará o cargo como o político que mais construiu ou reformou estádios na história do Estado do Amazonas, visitou Manacapuru em setembro deste ano e anunciou que os cofres estaduais iriam bancar a reforma do Gilbertão já a partir do mês seguinte, outubro.

O estádio de Manacapuru receberá nova iluminação, novas catracas, novo sistema de irrigação e drenagem, tudo muito moderno, prometeu o governador.

Bom, hoje é dia 11 de novembro, e a reforma ainda não começou. A Secretaria de Infraestrutura do estádio trabalha atualmente com previsão de início dos trabalhos para o mês que vem. A conferir.

Quando começasse, poderia finalmente fazer uso do material que pertencia ao Vivaldão. Poderia, mas não vai. As estruturas enferrujaram. Assim, a Prefeitura de Manacapuru, que não providenciou uma lona sequer para cobrir o material por três anos, agora vai leiloar o equipamento nas próximas semanas, e o dinheiro será utilizado na obra de reforma do estádio. Parabéns aos envolvidos.